Translate

domingo, 15 de novembro de 2009

Pacote de efemérides

De Curitiba

Plínio Marcos fez e entrou para a história porque contava, sem eufemismos, as histórias da nossa gente - não as do Leblon nem as dos Jardins, mas as do Porto de Santos, das bocas, dos marginalizados, do submundo.

Contava essa realidade com fidelidade porque não era só contemplador dela - dela era personagem. Estivador, palhaço, virou ator, dramaturgo, compositor, sambista, cronista, jornalista. Santista da Ponta da Praia, gostava mesmo era das ruas operárias do Macuco, da zona do Paquetá, dos feirantes do Mercado.

O Jornal da Orla, onde Plínio Marcos manteve uma coluna de crônicas nos últimos dois anos de vida, lembra-nos que na próxima quinta-feira, 19, dia da nossa bandeira, completam-se dez anos da morte de um maiores pensadores brasileiros.

A última crônica ("Coisas da Vida" - o amor entre o marujo Valdemar e Maria de Lourdes) de Plínio Marcos e reportagem especial sobre a partida dele podem ser conferidas em www.jornaldaorla.com.br. E sua trajetória está resumida num sítio feito a partir de acervo dos filhos: www.pliniomarcos.com

--------

Velho Leão da Caneleira

Plínio Marcos era torcedor do Jabaquara Atlético Clube, fundador da Federação Paulista de Futebol, hoje sediado na Caneleira, bairro da Zona Noroeste santista.Justificar
O Jabuca, lembra-nos também o Jornal da Orla (CLIQUE AQUI), faz 95 anos neste domingo, 15.

Revelou, além de ilustre torcedor, jogadores como Gilmar dos Santos Neves. A revelação mais recente, o atacante Rodrigão.

Há esperanças entre os bravos torcedores, sustentadas por uma recente parceria firmada com Pelé, de que os bons velhos tempos voltem.

--------

Alto do 15

15 de novembro é aniversário do Jabuca, é aniversário da Proclamação da República.

O de 1989, o do centenário, ou o de exatos 20 anos atrás, é da histórica eleição presidencial que viria a colocar Fernando Collor na presidência.

Viria a colocar porque naquele 15 de novembro de duas décadas passadas, também um domingo, por uma diferença de meio ponto percentual de brasileiros votantes, Leonel Brizola não conseguiu ir para o segundo turno, disputado um mês depois.

Porque se o embate collorido tivesse sido contra o velho caudilho, ah, companheiros, Brizola teria faturado.

Mas a Globo, além de inventar Collor em laboratório, na reta final estimulou a ascensão de Lula para conter a eminente vitória brizolista.

O portal R7 viaja nos 20 anos e resgata aquele 15/11: www.r7.com.

--------

Bi do Peixe

E para terminar com o leque de datas a serem lembradas, há 46 anos, 16 de novembro de 1963, o Santos vencia o Milan num Maracanã lotado - 110 mil pessoas - e conquistava o bicampeonato mundial: www.santosfc.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário