Translate

sexta-feira, 11 de março de 2011

Tira inda não a sandália de prata

Não basta bom enredo. É preciso belo samba e "chão". A Beija-Flor teve (Foto: Liesa)

De Curitiba

Acabou não.

O carnaval tem o último suspiro neste final de semana: desfile das campeãs em São Paulo e no Rio, blocos saideiros no Nordeste...

Então é tempo ainda de falar um pouquinho das escolas de samba.

Porque é importante registrar que foram vencedores os desfiles de enredos com consistência histórica, social, cultural, narrados por sambas inspirados e inspiradores, e não os desfiles com muita plástica todavia pouco conteúdo.

Em Santos, ganhou a X-9. Título de número 23 de uma das escolas mais antigas do país, fundada em 1º de maio de 1944.

"A Pioneira" falou da arte na cultura brasileira a partir da vida e obra do teatrólogo Tanah Correa, que desfilou no último carro alegórico junto dos netos e dez filhos - entre eles o ator Alexandre Borges e sua mulher, a atriz Júlia Lemmertz.

Mas não foram só os globais que agitaram a Passarela Dráusio da Cruz. Levantou o público santista também o samba, as referências ao nosso Barroco, à nossa origem indígena, à herança africana.

Na Nêgo Quirido, em Florianópolis, deu União da Ilha da Magia. A caçula escola ousou ao abordar Cuba, ao falar da revolução e suas conquistas, ao denunciar o bloqueio capitaneado pelos Estados Unidos imposto ao país latino-americano.

Em São Paulo, a Vai-Vai fez bela homenagem ao admirável maestro João Carlos Martins. Levou a música clássica para o sambódromo. Fez muita gente conhecer a história de, ele sim, um fenômeno. Com uma contribuição dessas aos paulistas, merecida vitória da escola do Bixiga.

No Rio o homenageado dispensava apresentações. Mas a Beija-Flor, com toda sua sabedoria e criatividade, soube falar de Roberto Carlos com simplicidade, sem ser, porém, óbvia.

Veio com um samba dos mais belos dos últimos dez anos, que misturou poesia a passagens da história da música brasileira. Comprovou que tem chão; que é, mesmo com a presença de um pop star rodeado por outros famosos, uma escola que ganha porque tem componentes da comunidade, que vivem Nilópolis o ano todo e que se doam à escola na Sapucaí. Com mais samba, menos encenação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário