Translate

sexta-feira, 1 de abril de 2011

As estrelas estão aqui

Superliga brasileira:  maior torneio de clubes do mundo (foto: CBV)

De Curitiba

De uns dias para cá foi possível acompanhar os jogos da reta final da  temporada 2010/2011 da Superliga de Vôlei, o campeonato brasileiro da modalidade, no masculino e no feminino.

Impressionante o nível técnico do torneio.

Não é de agora, todo mundo sabe, que o vôlei brasileiro é o melhor do planeta.

Mas, apesar de uma bem organizada e competitiva liga nacional existente há mais de 20 anos, o vôlei encarava o mesmo problema do futebol: o êxodo dos principais atletas e das revelações para os times da Europa, principalmente os da Itália.

Nesta temporada,  a crise econômica mundial - que fez os clubes europeus cortarem gastos - e o câmbio desvalorizado favoreceram os patrocinadores brasileiros.

Estrelas da seleção masculina e feminina foram repatriadas. Jogadores e jogadoras estrangeiros - sobretudo cubanos e norte-americanos - foram contratados. Das categorias de base, ascenderam talentosos e talentosas atletas. Os ginásios, sempre lotados de torcedores.

Resultado: na Superliga masculina, das oito equipes que fizeram as quartas-de-final, difícil estabelecer favoritas. As semifinais, que já começaram, reúnem Sesi/SP x Minas e Vôlei Futuro x Cruzeiro. O Minas venceu a primeira do Sesi e, nesta sexta, tem o duelo inicial entre o time de Araçatuba e Cruzeiro.

Na Superliga feminina, Osasco e Vôlei Futuro fazem uma semifinal e o Rio de Janeiro espera seu adversário do equilibrado confronto das quartas, entre Minas x Pinheiros. Qualquer um desses cinco times tem competência técnica, coletiva e as individuais, de faturar o título.

A Globo sacou (ops, pelo trocadilho) que a qualidade das partidas pode ser atração em sua programação e já reservou para os próximos sábados horário para a transmissão dos jogos decisivos.

A Superliga se firma como o melhor campeonato de clubes do planeta. Como diz o slogan da competição, "As estrelas do vôlei mundial estão aqui".

Bernardinho e José Roberto Guimarães certamente estão a esquentar os miolos para, desse celeiro, escolher só 12 para a seleção masculina e 12 para a feminina.

A continuar nessa toada - na qual se inclui o vôlei de praia -  e o mundo vai acompanhar no Brasil, nas Olimpíadas de 2016, uma supremacia de um país numa modalidade raramente vista.

Para saber mais, acompanhe o portal www.cbv.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário