Translate

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Pautas para Protógenes

O delegado poderá se candidatar a prefeito de Santos (foto: divulgação)
De Curitiba

Da mais recente passagem por Santos, veio na bagagem uma ótima notícia dada, ao que parece com exclusividade, pela coluna do jornalista Jairo Sérgio de Abreu, do jornal Boqueirão.

A boa nova é que o deputado federal Protógenes Queiroz, o delegado da Polícia Federal que, entre outras operações, encabeçou aquela que pegou o banqueiro Daniel Dantas, poderá se candidatar a prefeito de Santos.

De acordo com o colunista, dia desses Protógenes esteve com a direção santista de seu partido, o PC do B, e se colocou "à disposição da legenda" para se lançar candidato ao Palácio José Bonifácio.

Seria ótimo.

Primeiro, porque no mínimo enriqueceria ideologicamente o debate no processo eleitoral.

Segundo, porque estaria no páreo um nome forte para enfrentar as candidaturas que deverão representar o grupo político que há 15 anos comanda a administração municipal.

Protógenes poderá fincar questionamentos sobre os contratos que a prefeitura, sob a gestão desse grupo político, tem com o Constantino, a Terracom, a Termaq, as locadoras de veículos, empresas de informática...

Quanto custam esses contratos? Qual o lucro dessas empresas, privadas, com a prestação de serviços públicos? 

O delegado poderá jogar na mesa também os males da privataria disfarçada que é a terceirização da saúde, educação, assistência social às quase sempre famigeradas Organizações da Sociedade Civil de "Interesse Público" (Oscips).

E, por que não?, propor rever a privatização feita 15 anos atrás, pelo então prefeito Beto Mansur (que já declarou vontade de se candidatar em 2012), da CSTC, da Prodesan.

Poderá encampar o projeto do metrô leve, dispensando a parceria público-privada (PPP, na qual geralmente o público entra pela privada), defendida com obsessão pelo Governo do Estado, que desde os tempos do saudoso Mário Covas promete implantar o sistema.

Candidaturas, de quem quer que seja, só são bem-vindas se for para colocar temas assim em pauta. E parecem em falta.

(A página do Boqueirão: www.boqnews.com. O blog do Protógenes: http://blogdoprotogenes.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário