Translate

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

De quando o Centro era "Cidade"

Até nos ônibus a identificação era "Cidade". Hoje, não mais (foto: WAA)


De Curitiba

Entre tantas expressões e formas de falar típicas dos santistas está (ou esteve?) o hábito de chamar “Cidade” o Centro de Santos, mais especificamente a zona comercial daquele bairro. Essa maneira peculiar, no entanto, é cada vez menos usada. Só os mais antigos ou os que preservam as tradições parecem ainda preferir aquela denominação.

Até mais ou menos dez, 15 anos atrás, era bastante comum se ouvir, “ah, vou ali na ‘Cidade’ pagar uma conta”, “vai comprar o presente onde, no Gonzaga ou na ‘Cidade’?”, ou ainda “pega a Conselheiro Nébias no sentido ‘Cidade’”, e também, “esse ônibus vai pra ‘Cidade’?”. Por falar em ônibus, até nos letreiros dos itinerários o “Cidade” aparecia.

Aos poucos, sabe-se lá por que motivos, a denominação foi caindo em desuso. A empresa privada que assumiu o transporte coletivo no município, no final dos anos 90, talvez por ser forasteira e ignorar o que signficava essa tal ‘Cidade’, adotou o convencional “Centro” nos painéis eletrônicos. Nos textos nos jornais, nos falatórios das autoridades, na televisão o “Cidade” foi desaparecendo, desaparecendo…

Vamos resgatar o “Cidade”?

(Este post está publicado também no Juyci Santos: http://migre.me/6cFJ0)

Nenhum comentário:

Postar um comentário