Translate

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Lucro dos Itaú é que deve ir pro SUS

Que deselegante! (foto: www.midiaindependentente.org)

De Curitiba

Foi noticiado nesta semana: o lucro do Itaú, nos primeiros nove meses de 2011, chegou a quase 11 bilhões de reais.

Alô, alô, turma do impostômetro, tão preocupada com as causas coletivas, e nada com os interesses particulares-corporativistas, que tal incluir no placar que vocês espalham pelas cidades quanto da arrecadação vai para a bolsa-banqueiro*?

Alô, alô, galera tão preocupada com o SUS, a ponto de se incomodar com o fato de um ex-metalúrgico ser tratado num hospital de ricos, por que não iniciar uma campanha nas indignadas redes sociais pedindo que o lucro dos bancos tenha uma taxação de, digamos, 10%, com destino desses recursos à saúde pública?

Já pensou?, desses R$ 11 bilhões lucrados pelo Itaú, 1 bilhão e 100 milhões teriam ido para o SUS - sem arruinar os cofres do Setúbal, que ficariam ainda com 9 bilhões e 9 milhões de reais. Mais a taxação dos lucros do Bradesco, do HSBC, do Santander, do Citbank, e o orçamento da saúde receberia considerável reforço, não?

Cuba, por exemplo, não tem agências "first class", "prime", "golden" nem similares, todavia tem, segundo um estudo norte-americano, o quinto melhor atendimento médico do planeta - os EUA vêm dez posições abaixo, e o Brasil, em 35º.**

O que vale mais?


* "Bolsa-banqueiro" é precisa definição do Plínio de Arruda Sampaio para o pagamento de juros dos cofres públicos ao sistema financeiro-especulativo?

** Aos preocupados de última hora com a nossa saúde pública, vale acompanhar a série de matérias e artigos na Carta Maior, sobre a necessidade de mais recursos para a área: http://www.cartamaior.com.br/templates/index.cfm?home_id=125&alterarHomeAtual=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário