Translate

terça-feira, 15 de novembro de 2011

A preta era a boa

Revista traz reportagem sobre a história da cerveja em Santos

De Santos

Não sei se a preferência era nacional mas, ao menos em Santos, assim que a cerveja chegou e começou a cair no gosto popular, parece que a preta era a favorita.

A excelente "Almanaque de Santos", revista trimestral lançada neste ano pelo Instituto Histórico e Geográfico de Santos, traz uma ótima matéria sobre os mais de 100 anos de consumo da bebida na cidade - e no país.

A ampla reportagem é ilustrada com reproduções de anúncios publicitários de cervejarias locais, nacionais e importadas, os quais destacam a cerveja na versão escura. Há apelo também aos benefícios à saúde propiciados pelo produto.

"A cerveja preta da Penha dá extraordinário vigor e purifica o sangue. As pessoas que fizeram uso da nossa cerveja, diariamente, mesmo às refeições, nunca podem sofrer do estômago, tal a forma por que ajuda a digestão", diz trecho de um anúncio publicado no Diário de Santos de 11 de março de 1908.

A matéria da "Almanaque" lembra ainda que a cidade, além de ter abrigado linhas de produção da Antarctica e da Caracu, teve também suas cervejarias nativas. A Penha, do anúncio transcrito acima, é uma delas. 

A pioneira foi a São Bento, "que chegou a ser a mais importante da Província de São Paulo na década de 1880 e que imperou absoluta em Santos por alguns anos", conforme informa a revista.

Depois surgiram a Recreio Santista, a Braz Cubas (em homenagem ao fundador da Vila de Santos), a Mossoró e a Anchieta ("A cerveja milionária", porque promovia um bolão dos jogos do Campeonato Paulista).

O slogan da Mossoró, marca da Cervejaria Columbia, indica que, ao contrário de hoje, a gelada que reinava não era a loira: "Cerveja Mossoró - preta, bôa e gostosa".

Nenhum comentário:

Postar um comentário