Translate

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Das curvas da estrada até Santos. Há 25 anos...


De Curitiba

O facebook tem muita tranqueira, especialmente em tempos de indignação seletiva, mas nos põe em contato com umas obras incríveis.

Uma delas é este vídeo compartilhado pelo Anderson Hashimoto, colega de turmas nos tempos de ensino fundamental, na Escola Municipal Cidade de Santos.

É o registro de uma viagem feita a Santos por um grupo de amigos, aparentemente japoneses, em 1988. A gravação começa na Via Anchieta, ainda no planalto, no ABC. Termina no Canal 3, na Encruzilhada, com direito a parada na Pompeia, quando o bairro formalmente nem existia - a área pertencia ao José Menino.

Fiz uma rápida decupagem para destacar os trechos que mais chamaram a atenção. Principalmente para os santistas, um deleite. Confira:

  • 2'05'': os viajantes passam pela fábrica da Karmann Ghia do Brasil, em São Bernardo do Campo, ícone da fase de implantação da indústria automobilística no país.
  • 8'55'': começa a descida da Serra do Mar. No rádio do carro dos viajantes toca "Separação", na voz de Simone.
  • 17'30'': "fim do trecho de serra", como diria a placa hoje instalada (na época do vídeo, não existia. Aliás, a sinalização da rodovia é bem mais acanhada que a de hoje).
  • 19'30'': final da Via Anchieta, início da Avenida Martins Fontes, no Saboó - "as quatro pistas" ou a "entrada da cidade", como dizem os mais antigos. Destaque para os "azuiszinhos" e "amarelinhos", como os santistas chamavam os ônibus da Viação Santos-São Vicente, que marcaram a paisagem de Santos nos anos 70 e 80.
  • 23'35'': o carro passa ao lado da rodoviária, onde se pode avistar o terreno hoje ocupado pelo terminal de ônibus urbano do Valongo.
  • 24'28'': do Túnel Rubens Ferreira Martins até a Avenida Francisco Glicério, via Canal 1, os viajantes seguem na cola de um ônibus da Samavisa, empresa que fazia linhas entre o Litoral, a região de Mogi das Cruzes e o Vale do Paraíba. Depois as linhas foram incorporadas pela Expresso Brasileiro; atualmente estão com a Cometa.
  • 24'58": o grupo filma o campo do complexo Chico Guimarães que, nos anos 90, se transformaria no Centro de Treinamento do Santos Futebol Clube, o CT Rei Pelé.
  • 25'50": é a vez de encontrar o Ulrico Mursa, estádio da Portuguesa Santista, a Briosa.
  • 31'50: a turma faz uma parada em frente à Igreja da Pompeia.
  • 33'09'': um dos registros mais históricos. Na rádio sintonizada, o anúncio de um show de Chico Buarque "para o sábado dia 22, no ginásio do Regatas Santista". Pois é, Chico já foi de fazer shows mais acessíveis. O locutor enfatiza: "Santos vai parar para assistir, no sábado que vem, ao melhor show da MPB: Chico Buarque de Holanda. O grande mito da música popular brasileira!".
  • 36'00'': passagem pela feira da Francisco Glicério, sendo desmontada.
  • 37'00": a viagem vai chegando ao fim. O carro pega o Canal 3 sentido Cidade e, logo após a Rodrigues Alves, o grupo desembarca no número 193.
Enfim, viaja-se junto. Pela estrada, pelo túnel, do tempo.

Um comentário:

  1. Fantástico!! Eu moro na Pompeia e é possível ver a transformação desses anos... o anúncio do show o Chico Buarque me deu arrependimento, pois não fui e acabei nunca vendo o Chico Buarque!

    ResponderExcluir