Translate

terça-feira, 14 de maio de 2013

Um obstáculo a sobrepor: as muralhas da linguagem

De Curitiba

Principalmente a comunicadores sociais, como jornalistas e professores, vai a recomendação: ler "Muralhas da Linguagem", de Vito Giannotti.

Porque a obra não só explica como a linguagem pode ser, e é, fronteira a segregar classes sociais, como aponta caminhos para transpor essa fronteira - derrubar ou, pelo menos, sobrepor essa muralha.

Pra jornalistas, em especial pra quem atua na mídia alternativa ou em veículos de sindicato e outros movimentos sociais, o livro é fundamental pra despertar na gente a atenção constante para escrever e falar de modo que a mensagem possa ser compreendida pelo público.
 
Da mesma forma o livro é essencial a professores. A comunicação é ferramenta básica no processo de se compartilhar conhecimento. Se nós, professores, não soubermos identificar os tijolos dessa muralha e não conseguirmos ultrapassar essa barreira, por melhor que seja nossa intenção, por mais domínio da matéria que tenhamos, e por mais dispostos que estejam os estudantes, a aprendizagem será dificultada, comprometida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário