Translate

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

A descoberta de um pedaço de Portugal na Rua XV santista

Entrada do restaurante, em um dos casarões da Rua XV (fotos: WAA)
De Curitiba

'Cês sabem que vivo numa ponte aerohidrorrodoviária Curitiba-Santos, de modo que neste final de semana estive mais uma vez (a primeira, no ano) na terra praiana, para comemorar os 468 anos de fundação da cidade. 
 
E, embora esteja tão lá quanto cá, sempre há descobertas.

No sábado, a gente planejara almoçar no Estação Bistrô, restaurante escola montado pela Prefeitura e pelo Ministério do Turismo na antiga Estação Ferroviária Santos-Jundiaí. Em razão do aniversário da cidade, o cardápio seria especial.
 
Chegando lá, a constatação: um bocado de gente teve a mesma ideia, a julgar pelo tamanho da fila que encontramos.
 
Boulevard da Rua XV, com a Bolsa do Café ao fundo
Resolvemos, então, caminhar algumas quadras até a histórica Rua XV de Novembro e, pertinho da Bolsa do Café, encontramos o Tasca do Porto. Uma casa portuguesa, com certeza.
 
(Coincidência que só agora, a escrever este post, me dou conta: no caminho do Macuco ao Valongo, numa esquina da Rua Campos Melo, parados num semáforo, avistamos do carro uma placa desbotada, a dizer "Rua República Portugueza". Assim mesmo - a placa, reparamos, era do tempo em que "portugueza" se escrevia com "z". Enfim, a sinalização era anúncio de que a tarde seria lusitana, ou luzitana)
 
Em garrafinha de 200ml, a leve cerveja portuguesa
Na Tasca do Porto, experimentamos uma cerveja além-mar, uma feijoada portuguesa, badejo (é badêjo ou badéjo?, cantaria o Arranco de Varsóvia) e, para reiterarmos a condição de latino-americanos, um filé de frango à cubana.
 
Pratos saborosos, a preços razoáveis.
 
Mas outra descoberta saborosa foi na música. O almoço era servido ao som da apresentação da banda Filhos da Tradição, grupo de amigos e parentes santistas, umbilicalmente ligados às raízes de Portugal. 
 
O repertório, de primeira - o ponto alto fica por conta da versão da banda para Grândola Vila Morena (Zeca Afonso) e Tanto Mar (Chico Buarque), ambas referentes à Revolução dos Cravos.
 
Pra quem está em Santos, imperdível!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário