Translate

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Bolsa Família, de novo citado como exemplo mundial no combate à fome e à pobreza

Benefício melhora indicadores sociais e econômicos

O programa Bolsa Família foi mencionado nesta terça-feira (dia 13) pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) como um exemplo de sucesso, entre várias iniciativas de proteção social de todo o mundo para reduzir a pobreza e a fome.


Em relatório anual, divulgado em Roma, a FAO ressaltou a amplitude do programa brasileiro, que contemplou 24,5% da população do País em 2015, o correspondente a cerca de 14 milhões de famílias.

Além disso, a FAO destacou as políticas afirmativas de combate à discriminação por motivo de gênero em áreas rurais do País.

Para a FAO, a concessão de benefícios também incrementa os investimentos na agricultura e em outras atividades econômicas.

O texto defende que o aumento na renda proporcionado por políticas públicas contribui para a elevação do consumo das famílias e também para o aumento da capacidade de produção de alimentos.

Estima-se que um terço da população mundial receba alguma forma de proteção social, com notáveis discrepâncias entre regiões.

“Nos países em desenvolvimento, há experiências bem sucedidas com programas de grande escala que ajudam os mais pobres e vulneráveis, como por exemplo no Brasil, na Etiópia, Índia e no México, dando impulso à reavaliação do valor e do papel desses programas de combate à pobreza e à fome, bem como à desigualdade social e política. Houve rápida expansão dos programas sociais e de proteção nas duas últimas décadas”, ressalta o relatório da FAO.

Novas metas da ONU


O Brasil foi um dos 72 países que conseguiram reduzir à metade a subalimentação até 2015, o mais importante de todos os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio traçados pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000.

A nova agenda, chamada de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (estabelecidos recentemente pela ONU), prevê a erradicação total da fome e da pobreza nos próximos 15 anos.

No mundo, parcela de um bilhão de pessoas continua muito pobre e há outro bilhão de pobres, especialmente em zonas rurais.

Embora se tenha registrado redução da miséria na Ásia Oriental e no Pacífico, ainda há regiões da África Subsaariana cuja situação permanece congênere. A ONU estima que para erradicar totalmente a fome e a miséria seria preciso aplicar US$ 267 bilhões anuais até 2030.

 
Extraído do Portal Brasil | Postado por @waasantista, de Curitiba
Publicado também em www.brasilobserver.co.uk/macuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário