Translate

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Sem Maria Lúcia Prandi, Brasil perde uma das lutadoras da educação pública

Ela foi também secretária de Educação em Santos e presidenta da Cãmara de Vereadores

Morreu na manhã desta quarta-feira, dia 7, a ex-deputada federal Maria Lúcia Prandi, que atualmente dirigia o diretório do Partido dos Trabalhadores (PT) em Santos. Nestes tempos em que um antipetismo, convenientemente alimentado pela grande mídia, tem gerado atitudes fascistas, é bom  aproveitar o momento para resgatar um pouco da história.


A informação é o melhor antídoto contra a ignorância e o ódio. E a ignorância e o ódio levam à barbárie (se acha que é exagero, veja estes exemplos aqui).

Não se trata, antecipemos aos mais afoitos contaminados pelo antipetismo, de advogar em defesa do partido. Trata-se de relembrar fatos, para que se compreenda que debater política e cidadania não se resume a discussões típicas de torcedores de futebol insanos.

Vamos lá.

Maria Lúcia Prandi foi secretária de Educação de Santos entre 1989 e 1992, durante a gestão da prefeita Telma de Souza, também do PT.

À frente da pasta implantou medidas, principalmente atividades no contraturno, que buscavam oferecer aos alunos da rede municipal educação em tempo integral.

O Projeto Carlitos, que levou teatro às escolas, foi o carro-chefe dessa política.

O êxito de Maria Lúcia Prandi foi reconhecido pela população. Nas eleições municipais de 1992, foi a vereadora mais votada da cidade.

O respaldo popular lhe deu forças para que fosse, quando iniciou o mandato em 1993, eleita presidenta da Câmara Municipal.

Pela primeira e única vez na história – e isso há mais de 20 anos – o Legislativo santista foi presidido por uma mulher, até 1994.

Naquele ano, foi eleita deputada estadual, função que exerceu até 2010.

Na Assembleia Legislativa de São Paulo, Maria Lúcia Prandi passou a ter mais forças para lutar por uma causa antiga, a qual se dedicava: a instalação de uma universidade pública em Santos e região metropolitana da Baixada Santista.

Santos e região, onde está o maior porto da América Latina, um dos principais polos industriais do país (o de Cubatão), uma das mais relevantes áreas de proteção ambiental do Brasil (a da Serra do Mar), destino turístico dos mais procurados, era órfã de universidade pública que oferecesse ensino superior gratuito e realizasse pesquisas imprescindíveis para o desenvolvimento.

A cidade contava com dezenas de cursos superiores, de faculdades e universidades privadas, e um precário campus da Faculdade de Tecnologia (Factec), do Estado.

Décadas de luta, no fim, não foram em vão: em 2004, no governo Lula, foi implantado em Santos um campus da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). De lá para cá, a instituição tem se expandido, ampliado a quantidade de cursos e projetos oferecidos.

Em 2009, Maria Lúcia Prandi concedeu entrevista ao Macuco Blog, quando esteve liderou a defesa pela aprovação de um projeto de lei que transferiria do Estado para a União o prédio da antiga Hospedaria dos Imigrantes (leia a entrevista aqui). A transferência iria permitir que ali fosse implantado um amplo campus da Unifesp em Santos.

A Unifesp acabou não indo para a Hospedaria, mas um novo campus foi construído ali perto. Há quase cinco anos, o Governo do Estado promete para aquele prédio um amplo campus da Fatec.

Maria Lúcia Prandi concorreu, em 2010, a uma vaga na Câmara dos Deputados. Ficou com a suplência, porém logo depois exerceu mandato, já que deputados eleitos pela coligação acabaram assumindo ministérios no governo Dilma.

No breve período em Brasília, não deixou de estar atenta às questões que dizem respeito à educação.

Maria Lúcia Prandi era paulista de Potirendaba. Desembarcou em Santos ainda criança. Lá cresceu, se formou, trabalhou como educadora e, depois, como ocupante de cargo público. Morreu aos 70 anos, vítima de câncer no pulmão.

A cidade perde uma liderança e o país, uma batalhadora do interesse público. Da educação, principalmente.

LEIA TAMBÉM



| Postado de Curitiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário