Translate

segunda-feira, 21 de março de 2016

Cascione, que está longe de ser petista, dá uma aula sobre a perseguição a Lula e as ilegalidades da Lava Jato

"Não é possível o Brasil fica só com a versão do William Bonner"
Formado em Direito há cinco décadas, professor da área há 40 anos, advogado com atuações em casos de repercussão, ex-deputado federal e, em Santos, reconhecido por atrair o eleitorado anti-petista da região.

(Nas eleições de 1992, quando o PT administrava a cidade com Telma de Souza, Cascione foi o principal nome da oposição, enfrentando o candidato da situação, David Capistrano, e sendo derrotado no segundo turno.)

É, em síntese, o perfil público de Vicente Cascione, que na última sexta-feira, dia 18, deu uma aula em sua participação no programa Painel Regional, da TV Santa Cecília.

Cascione deu uma aula sobre as sucessivas ilegalidades que passaram a ocorrer no âmbito da Operação Lava Jato e, por tabela, da perseguição que o ex-presidente Lula vem sofrendo de setores do Judiciáiro e do Ministério Público. Critica ainda o posicionamento da velha mídia.

“Não é possível o Brasil ficar apenas com as versões midiáticas, [com as versões] do William Bonner, da Cristiana Lobo, de repórteres despreparados. Falo não como político, nem como partidário de ninguém. Falo com os meus 50 anos de formação jurídica, 40 anos de professor de Direito; [falo] com consciência jurídica”, argumenta o advogado.

O programa, na íntegra, está no vídeo abaixo. Como se trata de uma mesa redonda, com outros convidados e com outros assuntos, quem não quiser assistir ao debate na totalidade e ir direto às falas de Cascione, segue uma semi-decupagem:

  • De 8’17” a 22’26”, Vicente Cascione começa a explicar como, em seu entendimento, a Lava Jato começou a se desviar do rumo. Critica a atuação de promotores do Ministério Público de São Paulo e do juiz Sérgio Moro. Rechaça o vazamento do grampo. Salienta a legitimidade da nomeação de Lula como ministro, pela presidenta Dilma Rousseff.
  • De 23’39” a 26’58”, Cascione fala que, nas conversas grampeadas de Lula, o ex-presidente se equivocou em dizer que o “STF está totalmente acovardado”. Mas que não teria errado se afirmasse que alguns integrantes sim, estão. “Se ele tivesse dito ‘alguns’, eu bateria palmas”.
  • De 29’55” a 32’32”, o professor ressalta os riscos que as ilegalidades que estão sendo verificadas hoje repreentam para a democracia.
  • De 33’15” a 33’49”, o advogado questiona as reais intenções de Moro com a Lava Jato.
  • De 39’15” ao final, Cascione critica a relação imparcial entre Moro-imprensa-Moro e a tradição golpista de nossas elites.



Por @waasantista, postado de Curitiba
Publicado também no Brasil Observer
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário