Translate

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Em meio ao golpe e ao fiasco da seleção, tem notícia boa para o Brasil, e graças a Oscar Niemeyer

Conjunto da Pampulha, de autoria do arquiteto, vai virar patrimômio mundial

A jovem democracia brasileira sendo ferida e a tradicional seleção canarinho dando vexame. Da lama ao caos, do caos a lama, ainda conseguimos fazer brotar boas notícias para o Brasil.

Esta ia passando batida, mas fazemos questão de registrar aqui – afinal, sabem vocês fiéis seguidores do Macuco Blog, este blogueiro é admirador confesso de Oscar Niemeyer, e é graças a ele que estamos a colher uma boa nova.

Como a vida é um sopro, ‘bora direto pra notícia:



Conjunto da Pampulha perto de se tornar patrimônio mundial

Projetado em 1940 em torno de um lago artificial, o Conjunto Moderno da Pampulha, em Belo Horizonte (MG), teve seu dossiê de candidatura a patrimônio mundial da Unesco bem avaliado. A notícia chegou ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) nesta semana [de 16 de maio de 2016].

O conjunto chama a atenção por sua beleza apresentada nos jardins criados por Roberto Burle Marx e nas obras com formas arrojadas, que exploram o potencial plástico do concreto, concebidas pelo arquiteto Oscar Niemeyer, com colaboração do engenheiro Joaquim Cardozo, painéis de Cândido Portinari e esculturas de Alfredo Ceschiatti.

O dossiê de candidatura, com mais de 500 páginas, foi entregue pela Prefeitura de Belo Horizonte ao Iphan em dezembro de 2014 e, em setembro de 2015, uma missão de avaliação técnica do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos) visitou o local. A avaliação final da Pampulha como patrimônio mundial ocorrerá em julho de 2016, em Istambul, Turquia, em reunião do Comitê do Patrimônio Mundial.

Formado pela Igreja de São Francisco de Assis, a Casa de Baile, o Iate Tênis Clube, o Museu de Arte da Pampulha (antes Cassino), a residência de Juscelino Kubitschek, o espelho d’água e a orla da Lagoa no trecho que os articula, todo o conjunto foi tombado pelo Iphan em 1997, sendo a igreja, incluindo suas obras de arte, tombada em 1947, como o primeiro monumento moderno a receber proteção federal no País.

Modernidade


O conjunto arquitetônico e paisagístico da Pampulha foi inaugurado em 1943, quando Juscelino Kubitscheck era prefeito de Belo Horizonte. Além de Oscar Niemeyer, o projeto contou com a participação do paisagista Roberto Burle Marx e possui painéis de Cândido Portinari e esculturas de Alfredo Ceschiatti.

As formas curvas e as qualidades plásticas do concreto armado que compõem as construções da Pampulha representam a materialidade de um momento histórico para a arte e a arquitetura. Nessa época, ocorre no Brasil uma intensa produção cultural com novas linguagens de expressão arquitetônica, impulsionada pelas ideias revolucionárias e vanguardistas do modernismo, que influenciou as gerações posteriores, no Brasil e no mundo.

Os critérios sob os quais a inscrição foi proposta foram: representar uma obra-prima do gênio criativo humano, intercâmbio de valores humanos e ser um exemplar excepcional de um conjunto arquitetônico. O próprio Niemeyer apresenta Conjunto da Pampulha como uma de suas obras mais importantes.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Iphan”




Já estive em Belo Horizonte duas vezes – em nenhuma consegui ir até a Pampulha.

Mas já pude conferir in loco outras obras de Niemeyer, e no perfil do Macuco Blog no flickr tem um álbum de fotografias em homenagem ao arquiteto: http://migre.me/u5C5i

LEIA TAMBÉM:

Por @waasantista, texto (com inclusão de matéria do Portal Brasil) e fotos 
| Postado de Curitiba 
| Publicado também no Brasil Observer
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário