Translate

domingo, 5 de julho de 2009

Liberdade, abre as asas...


De Santos

Nesta semana - quinta-feira, 9 de julho - Santos comemora os 25 anos da reconquista de sua liberdade.

Nessa data, no ano de 1984, pela primeira vez desde 1969 tomava posse no Palácio José Bonifácio um prefeito eleito pelo povo, Oswaldo Justo (PMDB).

Com a assunção de Justo, estava oficialmente re-estabelecida a autonomia política e administrativa do município, que passou o período da ditadura sendo governado por interventores - ora federais, ora estaduais.

Santos era, nos anos 60, conhecida como a "Moscou Brasileira", ou "Cidade Vermelha", "Porto Vermelho", pela resistência de sua gente à ditadura militar, espírito de luta e de vanguarda herdado desde as aspirações pela independência do Brasil e depois pela abolição da escravatura, de séculos atrás.

Foi, então, decretada pelos militares golpistas como "área de segurança nacional". Na prática, isso significou repressão das opiniões, das manifestações, das vontades populares. Santos perdeu o direito de escolher prefeitos e vereadores e os santistas não podiam participar nem votar nas (ainda que poucas) eleições para o Senado e Governo do Estado realizadas naqueles anos de chumbo.

Uma exposição na Casa da Frontaria Azulejada, Centro Histórico da Cidade, não deixa a data passar em branco. Para ver algumas fotos da cobertura jornalística da época, CLIQUE AQUI e acesse o Jornal da Orla (www.jornaldaorla.com.br). E para ler os jornais também daquele período, CLIQUE AQUI e entre no site Novo Milênio (www.novomilenio.inf.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário