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domingo, 11 de outubro de 2009

Mais que na hora

De Santos

Passou da hora de Santos sofrer profundas modificações na sua estrutura de circulação - transporte coletivo e trânsito de veículos, principalmente.

Está cada vez mais difícil, demorado, estressante se locomover, seja em dia útil - como na última sexta-feira -, seja num pequeno feriado de pré-temporada como este de 12 de Outubro.

De automóvel, falta espaço para estacionar, sobram engarrafamentos - na orla, na Ana Costa, no Canal 2, na João Pessoa, no Canal 1, na Conselheiro Nébias...

De coletivo, é muito tempo que se perde no ponto, é outro tanto que se desperdiça em itinerários irracionais, defasados, que obrigam o passageiro a dar voltas pela cidade para chegar ao destino. Para ir da Afonso Pena à Praça Independência, por exemplo, vai-se no 29 em sentido contrário, à Ponta da Praia, para só então tomar o rumo desejado, ao Gonzaga.

De bicicleta, apesar da recente expansão da malha de ciclovias, ela ainda é pouco abrangente. De táxi, a tarifa é extraordinariamente cara.

Cadê o metro leve para a região metropolitana da Baixada Santista prometido pelo Governo do Estado? Cadê o bilhete único e a reformulação nas linhas de ônibus anunciados anos atrás pela Prefeitura?

Com a implantação de empreendimentos decorrentes da exploração do petróleo na Bacia de Santos e se a cidade pretende ser sub-sede na Copa 2014, passou - reitera-se - da hora de se re-estruturar.

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