Translate

sábado, 29 de maio de 2010

Canhão de causos

De Curitiba

O final de semana começou em Curitiba com um espetacular bate-papo para quem gosta de esporte e, em particular, de futebol.

Pepe, ponta-esquerda do Santos nos anos 50 e 60, bicampeão mundial, bi da Libertadores e seis vezes campeão brasileiro com o Peixe, entre outros títulos em dezenas de torneios internacionais, e o jornalista Orlando Duarte, 15 Copas do Mundo, estiveram na noite de sexta-feira, 28, no Sesc da Esquina, dentro da programação do "Futebol e Arte", promovido pela instituição.

Maior artilheiro do Peixe (com 405 gols em 740 partidas fica atrás apenas de Pelé mas, como o próprio Pepe diz, "Pelé não conta, que ele não é humano, é et"), "seo José Macia", se no passado era o "Canhão da Vila" pela potência de seus chutes, hoje nos bombardeia com hilários causos.

Alguns deles:

- O seu primeiro técnico, ainda na categoria amador, que era motorista de funerária em Santos e, por vezes, deixava o defunto no carro enquanto treinava seus jogadores;

- Trapalhadas do distraído Mengálvio e armadas do Dorval;

- O dia em que Pelé se assustou com um recém-morto num avião;

- A puxada maratona de viagens do Santos - numa excursão pelo mundo de 46 dias, foram 23 partidas, ou seja, jogo dia-sim, dia-não;

- O histórico Santos 7 x 6 Palmeiras de 1958. O Peixe vencia por 5 a 2 no primeiro tempo ("no vestiário o diretor financeiro já separava o dinheiro da renda do jogo pro bicho dos jogadores"), o Palmeiras virou (6 a 5), todavia dois gols de Pepe recolocaram o time da Vila à frente e deram a vitória ao alvinegro praiano.  Cinco torcedores enfartaram, "dizem que três morreram". Na volta para casa, num circular Santos-São Vicente, foi difícil convencer um passageiro do coletivo que reconheceu Pepe de que a história do jogo havia sido essa.

Enfim, são 75 anos de vida, mais de 50 deles no futebol. Um livro, da Editora Realejo ("Bombas de Alegria"), traz um monte de passagens vivenciadas por Pepe mas, se um dia tiver oportunidade, aproveita para ouvir, se divertir e aprender com o velhinho.

Um comentário: