Translate

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Público pela privada

De Curitiba

Termina nesta sexta-feira, dia 14, o período de consulta pública para os interessados em participar da concorrência internacional para a implantação do sistema de metrô leve em Santos.

A obra, do Governo do Estado de São Paulo, prometida há anos, desde os tempos do finado Mário Covas, parece que finalmente vai sair das pranchetas, dos envolventes vídeos institucionais e das caprichadas apresentações em power point.

A consulta pública é aberta a qualquer cidadão - está lá em destaque na página da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), qualificada estatal paulista, no www.emtu.sp.gov.br.

Uma análise minuciosa e a constatação é de que o projeto é excelente. Santos e região vão contar com um sistema de transporte de massa moderno, ágil, confortável, seguro e não poluente. O deslocamento do Macuco ao José Menino, por exemplo, poderá ser feito em no máximo 15 minutos, no mínimo a metade do tempo gasto hoje.

Uma ressalva, todavia: a forma tucanada de empreender obras públicas.

A implantação do metrô leve santista será feita pela famigerada - e malfadada - parceria público-privada. Aquela em que, geralmente, o público entra pela privada.

O material da EMTU disponível para consulta diz que a construção das linhas e aquisição dos veículos leves sobre trilhos serão bancadas pelo "parceiro". Intervenções viárias e desapropriações, porém, ficaram às expensas do contribuinte.

A arrecadação das bilheterias - em nenhum momento se estima quanto será a tarifa -,  e mais uma chamada "contraprestação" do Estado, essas vão para o cofre do consórcio privado que assumir o negócio.

O novo sistema de transporte vai custar cerca de R$ 700 milhões. Se o governo paulista cortasse o que tem jorrado em publicidade na mídia, não conseguiria bancar o investimento sem se atrelar a empresários que terão como objeto essencial o lucro, e não a qualidade de vida dos santistas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário