Translate

sábado, 22 de janeiro de 2011

Alguma coisa acontece


De Curitiba

Nestes dias temos o aniversário de três cidades fundamentais para a formação deste país chamado Brasil.

Hoje, sábado, dia 22, completam-se 479 anos de fundação da primeira vila em terras brasileiras, São Vicente, região metropolitana da Baixada Santista.

Terça, dia 25, são os 457 anos da mega São Paulo.

E quarta, dia 26, comemoram-se os 465 anos de fundação de Santos, que abriga o maior porto da América Latina e do Hemisfério Sul.

É o momento de a gente enaltecer as belezas desses lugares e refletir sobre a forma com que estamos a cuidar desses pedaços de chão, palco de tanta história, tantas lutas, coletivas e individuais.

Em São Vicente estão as lembranças de infância dos passeios na Praça da Biquinha, na memória a imagem da bela paisagem da Praia do Gonzaguinha (foto). Causa insatisfação, porém, a precariedade do transporte público, as condições indignas em que vivem as famílias do México 70 e do Dique do Sambaiatuba, por exemplo. E, pior, a indiferença das autoridades municipais e estaduais e, principalmente, da sociedade local.


Na capital paulista, as chuvas diárias nos joga na cara as consequências do crescimento desordenado. Ao mesmo tempo, das mentes e mãos dos homens é que nasceram os maiores atrativos da metrópole: o Edifício Copan (foto), a Ipiranga com a São João, o Vale do Anhangabaú, o Viaduto do Chá, o Teatro Municipal, a Avenida Paulista, o Parque do Ibirapuera, o Museu do Ipiranga, o Mercado Municipal.


Em Santos, adorada Santos, os cortiços do Paquetá e da Vila Nova ainda nos evergonham; a exploração do pré-sal, se por um lado aponta um futuro promissor, por outro gera uma especulação imobiliária que está acabando com os espaços coletivos e sepultando pontos que abrigam histórias. A isso somamos o trânsito caótico e o transporte público ineficiente, tudo resultado da também indiferença das autoridades municipais e estaduais, e da apatia da sociedade local. Se Santos já foi chamada de "Porto Vermelho" pelo espírito crítico, contestador, mobilizador, engajado com as causas sociais, hoje hospeda uma sociedade, em regra, conformada, individualista, conservadora. Sequelas talvez, como se tem dito, dos 40 anos em que a cidade foi brutalmente sufocada pela ditadura militar.


Bom, mas com um arrebol desses, não dá pra esmorecer.

Mais sobre:

Um comentário:

  1. A primeira e a última fotos, de Santos, foram tiradas por eu mesmo. As do Gonzaguinha e do Copan, são de divulgação, dos sites oficiais.

    ResponderExcluir