Translate

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Maré mansa


De Santos

Estão sendo presenteados pelos céus os milhares de turistas que estão passando a temporada em Santos.

Há quase duas semanas, os dias amanhecem com sol, que se prolonga pela tarde. No final dela, da tarde, tem chovido, aquelas pancadas de verão, que vêm para refrescar as noites, estreladas e prateadas pela lua. Não sem antes serem precedidas, as noites, de crepúsculos que, vistos da Ponta da Praia, são obra de arte.


(Só ontem que a chuva foi mais furiosa. O céu desabou em forma de água)

Se de dia, além da praia, os veranistas encontram tempo bom para subir e apreciar a vista da cidade do alto Monte Serrat, passear de bonde pelas ruas do Centro Histórico, visitar museus como o de Pesca ou acompanhar da saída da barra a partida dos navios de cruzeiros, de noite, à beira-mar, dá para curtir uma boa música.


Nas cinco tendas que a prefeitura espalhou pelos sete quilômetros de orla, de segunda a sexta a programação é mais tranquila, "um banquinho e um violão". Sábados e domingos, bandas promovem verdadeiros bailes na praia, com gente de todas as origens, idades.

(Há muitas críticas a serem feitas à atual administração municipal: o transporte público é ineficiente, o trânsito está um caos, a conservação de ruas e praças deixa a desejar. Mas na programação cultural e de lazer, aprovada)

Legal é que as apresentações são de artistas locais. Hoje,  por exemplo, a colega de faculdade Vanessa Lemes - que embalou algumas noites de seus pares projetos de focas em botecos da cidade, deu uma palhinha na formatura e hoje é referência na música santista - canta na tenda um, na Pompeia.



Vida mansa, né?. Mas, 'tá na hora de regressar.

2 comentários: