Translate

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Santos, há saída pela esquerda

Tamiris Rizzo, revelação da política santista
De Curitiba

Voltei de Santos com um misto de decepção e preocupação por causa da  possibilidade de os santistas conduzirem os rumos da cidade cada vez mais pela direita. Na mesma bagagem trouxe também, no entanto, uma pequena mas forte dose de esperança de que um caminho à esquerda está a se reconstruir.

A cidade que já foi conhecida como "Moscou Brasileira" e "Porto Vermelho", dos mais resistentes núcleos de combate à opressão e às injustiças sociais, hoje tende a eleger para a prefeitura um - como se diz aqui no Paraná - piá de prédio, jovem de idade, mas de velhas ideais, herdeiro do último prefeito biônico do município, filiado ao neoliberal PSDB, coligado com o neocon Dem.

Ao mesmo tempo, há uma Santos que procura desbravar esse caminho à esquerda cada vez mais largado, desabitado, tomado pelo mato -  mas que está aí para ser recuperado e novamente seguido.

Conheci a Tamiris Rizzo, candidata a vereadora pelo PSTU, que se mostra uma revelação do campo progressista. Tem sensibilidade social, consistência ideológica, sabe expressar com clareza e firmeza - sem perder a gentileza - seu ponto de vista, seus ideais, suas posições.

Faz uma campanha  radical, isto é, vai à raiz dos problemas,apontando o cerne das soluções.

A Tamiris se apresenta como uma das desbravadoras dessa estrada à esquerda que precisamos reencontrar para seguir viagem.

Pode até não ser eleita agora, porque argumentar só com as ideias, e não com o poder econômico - a arma da maior parte dos concorrentes -, deixa a jornada mais árdua e longa; mas Tamiris, ao que tudo indica, finca, e bem, as sólidas pedras desse chão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário