Translate

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

A setentona de 2012

"O adeus a Clara Nunes", na Manchete
De Curitiba

Clara Nunes foi-se cedo: há quase 30 anos, antes de alcançar os 41 de vida.

Se estivesse por aqui, teria completado 70 anos em agosto último.

Se juntaria ao time dos "setentões de 2012", como lembramos noutro post.

A partir do próximo sábado, dia 1º, o Canal Brasil inicia a exibição, em séries, do documentário "Clara", do xará Vagner Fernandes.

A informação é do site Papo de Samba - do qual, diga-se de passagem e de "merchand", este blogueiro é colaborador na cobertura dos desfiles das escolas de samba de Santos.

Segue a notícia:

"A atração é inspirada no livro Clara Nunes, Guerreira da Utopia, do jornalista e escritor Vagner Fernandes. A cantora, que no dia 12 de agosto de 2012 teria completado 70 anos, tem sua obra resgatada na série dirigida por Darcy Burguer.

O programa tem como objetivo criar uma biografia por meio de textos, fotografias, entrevistas e vídeos.

O projeto aborda todo o caminho da artista, retratando sua infância e adolescência na pequena cidade de Cedro (MG); as primeiras apresentações; o sucesso nas rádios de todo o país; e a morte precoce, aos 40 anos de idade.

Clara ficou consagrada ao abraçar o samba como o gênero musical. O registro reconhece a necessidade de documentar a trajetória dessa emblemática intérprete, afinal a ausência de material sobre ela é um dos aspectos mais criticados por seus fãs.

O trabalho exibe 48 entrevistas inéditas de amigos e familiares da homenageada. Dentre os depoentes, estão nomes como Chico Buarque, Maria Bethânia, João Bosco, Djavan, Paulinho da Viola, Miúcha, Edu Lobo, Milton Nascimento, Bibi Ferreira, Agnaldo Rayol, Erasmo Carlos, Monarco, Dona Ivone Lara, Paulo César Pinheiro, Marisa Monte, Martinho da Vila, Zeca Pagodinho, Leci Brandão, Beth Carvalho, Alcione, Nana Caymmi e suas irmãs Maria Gonçalves e Ana Filomena, dentre outros.

Órfã de pai e mãe, Clara sempre sonhou em construir uma carreira. Aos 16 anos, foi morar em Belo Horizonte, onde venceu o concurso A Voz de Ouro do ABC. Já em 1966, gravou seu primeiro vinil: A Adorável Voz de Clara Nunes. A aproximação com o samba a fez alcançar o tão almejado sucesso, além de repercussão internacional.

Clara Nunes revolucionou a indústria fonográfica, tornando-se a primeira mulher a romper as barreiras impostas pelas gravadoras e uma das maiores vendedoras de discos de todos os tempos."


Nenhum comentário:

Postar um comentário