Translate

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Mensalão ou mensalaço?

Como o Governo FHC conseguiu apoio para remendar a Constituição?

De Curitiba

As investidas contra o chamado “mensalão do PSDB” - que a grande mídia ameniza, denominando-o “mensalão mineiro” - não podem se restringir aos esquemas montados para garantir a eleição, em 1998, do tucano Eduardo Azeredo para o governo de Minas Gerais.

Se é pra fazer justiça de verdade, com a mesma sanha que a opinião publicada mostrou ante ao dito “mensalão do PT”, é preciso voltar mais na história. Trazer de volta à tona graves denúncias arquivadas no passado, nem tão distante assim.

O PSDB assumiu a presidência da República, tendo o PFL (hoje DEM) como principal aliado, em janeiro de 1995, com a posse de Fernando Henrique Cardoso e seu vice, Marco Maciel.

No primeiro mandato (até dezembro de 1998), conseguiu aprovar 16 emendas constitucionais que destroçaram a Constituição Cidadã de 1988.

É no mínimo a partir de 1995, portanto, que estão evidências de aquisições de apoio parlamentar.

Afinal, essas 16 emendas do Governo FHC (PSDB-DEM) tratam de propostas absolutamente impopulares, que entregaram o patrimônio nacional a estrangeiros, desprotegeram a indústria brasileira, sufocaram a agricultura familiar, retiraram direitos de aposentados e pensionistas, sucatearam o serviço público, provocaram arrocho, estagnação econômica – o retrocesso de “80 anos em 8”, como bem define o jornalista Hélio Fernandes.

Nenhuma dessas emendas passou por plebiscito, referendo. Tudo foi votado sobre os carpetes do Congresso Nacional, sem a consulta popular que a amplitude das medidas exigia.

Inclusive, e principalmente, a emenda que deu direito a FHC se reeleger. Isso mesmo, talvez os mais novos não saibam ou não se lembram, mas a possibilidade de reeleição foi votada a toque de caixa – gordo caixa? – e a regra do jogo foi mudada com o jogo em andamento.

A troco de quê parlamentares se desgastariam com suas bases, apoiando aquelas propostas indigestas, a não ser tendo garantidas seguras recompensas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário