Translate

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Os 30 anos da fraude do plim-plim contra Brizola

A Globo teve que aceitar a vitória de Brizola (foto; Jornal do Brasil)

Um dos maiores atentados à vontade popular da história deste País completa 30 anos neste mês.

Foi o esquema sustentado pelas Organizações Globo (televisão, rádio e jornal), de fraude na apuração dos votos da eleição para governador do Rio de Janeiro em 1982. O Caso Proconsult, como ficou conhecido.

O objetivo era impedir a vitória de Leonel Brizola, principal adversário das elites dominantes.

O Jornal do Brasil e o partido de Brizola, o PDT, identificaram e denunciaram o esquema. Nesta matéria veiculada hoje, o JB relembra o caso, com fotos e reprodução de páginas do jornal da época.

(O livro-reportagem "Plim-plim: a peleja de vitória contra a fraude eleitoral", de Paulo Henrique Amorim e Maria Helena Passos, também conta detalhes)

Brizola foi eleito pelo voto do povo fluminense. Governou para o povo fluminense, sofrendo posição ferrenha dos veículos de Roberto Marinho.

Por pouco não foi para o segundo turno contra Fernando Collor em 1989. A elite impediu porque preferia o embate entre Collor e Lula. Sabia que se fosse com Brizola, Brizola ganharia.

Brizola foi eleito governador do Rio novamente em 1990. A oposição global foi mais implacável ainda. A violência pública, que crescia em todo país, era transmitida pelos jornais e novelas da Globo como se fosse exclusividade do Rio de Janeiro. Qualquer batida de carteira virava manchete.

A Globo não evitou a vitória de Brizola em 82 nem em 90. Conseguiu, infelizmente, desgastar a imagem do líder nacionalista entre aqueles menos informados.

Hoje, a Globo tenta o mesmo com Lula. Não conseguiu impedir a ascensão do metalúrgico em 2002, tampouco a releição em 2006, nem que fizesse Dilma sucessora.

Mas, agora, trabalha diuturnamente para destruir a imagem do ex-presidente.

Estamos de olho.

Um comentário:

  1. tinah 13 anos em 82, tinha ouvido falar em caso proconsult mas não sabia o q era, os motivos estão explicitados na matéria. o jb foi quem tentou furar o bloqueio midiático? taí pq o jornal o globo foi tão sádico em recentemente ao mencionar a falência do rival.

    ResponderExcluir