Translate

sábado, 6 de abril de 2013

Um presente, como o de Chávez a Obama

"Com afeto", disse o venezuelano
 De Curitiba

Dois vizinhos nossos viverão, nos próximos finais de semana, eleições presidenciais: a Venezuela e o Paraguai.

A eleição venezuelana ocorre em 14 de abril. A paraguaia, no domingo seguinte, dia 21.

Daqui, do Brasil, a impressão que se tem dos dois pleitos, e dos acontecimentos da América Latina em geral, acaba sendo bastante superficial.

A cobertura jornalística que nos apresenta os fatos - e esta cobertura ainda é o principal instrumento utilizado para nos informar - em regra é rasa. Além do mais, é feita sob o ponto de vista das oligarquias políticas locais e, sobretudo, do poder econômico transnacional.

Não é discurso esquerdista não.

A realidade é assim: a verdade é como a gente enxerga, portanto transmitida como a gente enxerga.

“O que Fulano diz de Beltrano diz mais de Beltrano do que de Fulano”, ensina uma máxima da Psicologia.

Quem está mais preocupado com os negócios e os mercados vai relacionar os fatos a essa preocupação. E contá-los sob a ótica dessa preocupação. Quem está mais preocupado com os povos e a soberania nacional vai compreender os acontecimentos sob essa preocupação. E contá-los sob o ponto de vista dessa preocupação.

O que não dá para crer, e agora sim o discurso se torna esquerdista, é que a prioridade aos negócios e aos mercados seja mais importante que a preocupação com a nação e a sua soberania. Muito menos que o privilégio a negócios e mercados leve à nacionalidade e à soberania.

Não.

E então para se vacinar ante essa tentativa de confundir as prioridades, sigo o exemplo do comandante Hugo Chávez, que em 2009, a um Barack Obama recém-empossado presidente dos Estados Unidos, lhe presenteou com “As veias abertas da América Latina”, do escritor uruguaio Eduardo Galeano (relembre aqui).

Chávez, que via no colega um bom sujeito, considerou que se Obama se aprofundasse na história da América Latina compreenderia que - e por que - finalmente, depois de cinco séculos sendo dilapidada, a região começava a trilhar um caminho de independência das “potências” do norte.

Fica, enfim, a sugestão: leia “As veias abertas...”. A quem quiser, empresto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário