Translate

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Uma carta de Dia das Mães à mãe e presidenta Dilma Rousseff

A senhora sabe, presidenta: o petróleo é nosso (foto: Blog do Planalto)
De Curitiba

Estimada, querida presidenta Dilma Vana Rousseff,

Domingo próximo é Dia das Mães, como é do conhecimento de todos.

Lhe peço: aproveite para refletir e decidir.

Agir como mãe.

Como mãe dos brasileiros e brasileiras - dos brasileirinhos e brasileirinhas, como a senhora carinhosamente chama nossas crianças.

Vou logo ao assunto: mande cancelar essa rodada de leilões de blocos de exploração de petróleo, marcada para a próxima terça, dia 14, e quarta, dia 15, e promovida pela Agência Nacional de Petróleo (ANP).

Está meio em cima da hora, mas ainda dá tempo. Sempre é tempo para as sábias decisões de mãe.

A entrega do petróleo às multinacionais é um presente, de mãe. Um presente, no entanto, pra gente bem crescidinha já, que não carece desses mimos maternos.

Não preciso expor aqui os argumentos, os números. A senhora os conhece - os argumentos, os números - muito bem. 

Afinal, a senhora esteve ao lado dos que lutaram contra a ditadura civil-militar subserviente aos interesses estrangeiros; a senhora esteve ao lado do nacionalista Leonal Brizola, foi peça fundamental no governo popular do presidente Lula. 

A senhora, mais do que ninguém, sabe dos males desse entreguismo que são os leilões da ANP, uma herança do governo neoliberal de Fernando Henrique Cardoso.

Nós, brasileiros e brasileiras, elegemos a senhora presidenta justamente para interromper de vez o processo de dilapidação do patrimônio nacional. Foi principalmente para isso que votamos na senhora e não no candidato do PSDB, o José Serra.

Insisto: não há pessoa neste país que saiba mais do que a senhora por que centrais sindicais, movimentos sociais e lideranças políticas comprometidas com os interesses da nação estão indo às ruas, às tribunas, protestar contra a famigerada rodada de leilões.

Eu sei, sabemos, que a senhora é responsável, prudente, lúcida, de modo que mesmo profunda conhecedora do assunto, se quiser se atualizar, reciclar os argumentos, verificar como está a repercussão, como estão as repercussões, aproveite o final de semana para ler as últimas edições do jornal Hora do Povo, textos no Vi o Mundo do Luiz Carlos Azenha, no Brasil de Fato, os artigos dos engenheiros da Petrobrás, ligar e conversar com o senador Requião, com o deputado Brizola Neto...

A fonte é farta.

Reconhecemos na senhora a saudável obsessão em eliminar a miséria do Brasil e em melhorar a educação dos brasileirinhos e brasileirinhas. Mandou ao Congresso Nacional a proposta de destinar 100% dos royalties do petróleo para investimentos em educação.

Louvável.

A maior demonstração, todavia, de que a senhora está realmente determinada em seguir nessa luta, superando todos os obstáculos e enfrentando todos os adversários, por mais poderosos que sejam, está nessa decisão pela qual aqui clamo.

Feliz Dia das Mães a todas as mães!

2 comentários:

  1. Wagner, acho que sua carta está descontextualizada. Nos anos 50, o Brasil tinha pressa de crescimento autônomo e não mais tutelado. O PETRÓLEO É NOSSO foi um momento ímpar de reafirmação de brasilidade.
    Hoje, o que se precisa é extrair o petróleo rapidamente. Se demorar muito, formas alternativas de energia serão desenvolvidas e o petróleo baixará muito na cotação dos mercados. O país precisa de parceiros para EXPLORAÇÃO do petróleo (e não VENDA DAS JAZIDAS, como se fez na VALE e na USIMINAS). O Brasil precisa de DINHEIRO ESTRANGEIRO para conseguir usufruir da riqueza que está no fundo do mar. E o leilão foi um sucesso nesse sentido!
    Abraços, Rivaldo

    ResponderExcluir