Translate

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Saudade da ressaca na Ponta da Praia

O rebento do mar nas muretas da Ponta da Praia (fotos: WAA)
De Curitiba

Leio no site d' A Tribuna (www.atribuna.com.br) que a avenida da orla em Santos precisou ser interditada hoje na região da Ponta da Praia por conta da ressaca e da maré alta - combinação típica nesta época do ano.

Sofrem também os moradores da Zona Noroeste, área abaixo do nível do mar, protegida por diques. Lá não precisa chover para alagamento das ruas; basta a elevação da maré como a de agora.

Para a Zona Noroeste, existe a perspectiva de que o problema seja definitivamente solucionado, quando as intervenções do programa "Santos Novos Tempos", lançado em 2010 - e que conta com financiamento internacional e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal - sejam concluídas. Que a Câmara de Vereadores, Ministério Público e sociedade santista fiquem em cima e garantam o andamento das obras.

Se bobear, toma-se um inesperado banho de mar
Bom, há uma semana, quando estava em Santos, a maré já se encontrava acima do normal. Principalmente no José Menino, perto do Emissário Submarino, os ondas faziam a alegria dos surfistas - ocorria, inclusive, um torneio, no qual competiam crianças aprendizes da modalidade.

Moleque se prepara para surfe no Emissário
Mas a grande atração era - e é nesses dias - conferir o rebento do mar nas muretas da Ponta da Praia.

As águas do Oceano Atlântico se chocam com as pedras, sobrepõem-se as muretas e banham quem passeia pelo calçadão. Quando mais intenso, o fenômeno alaga o leito carroçável da avenida da orla.

(Em breve, publicarei mais fotos no flickr)

Nenhum comentário:

Postar um comentário