Translate

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

O Brasil, que ainda tem sede, exporta água

Transposição do São Francisco: promessa de água no sertão (foto: Codevasf)
De Curitiba

Embora o Brasil seja o país do mundo com maior fartura de água, a gente sabe que a distribuição dos recursos hídricos é desigual - a escassez é, por exemplo, marca do sertão nordestino.

Mas, mesmo com um Brasil que ainda passa sede, o país se dá ao luxo de exportar água.

A exportação é indireta ou virtual, conforme explica esta (migre.me/g0lrg) excelente reportagem da Unesp Ciência, baseada numa pesquisa coordenada pelo geógrafo José Gilberto de Souza, do campus da universidade estadual paulista em Rio Claro.

A água que a gente manda - anualmente, o equivalente ao que cada brasileiro consome durante 50 dias, segundo a pesquisa - vai junto com as commodities do agonegócio, em especial suco de laranja, açúcar e etanol.

É o "agro-hidronegócio", nas palavras de outro geógrafo citado na matéria, Antônio Thomaz Júnior (da Unesp em Presidente Prudente), que estuda conflitos agrários que têm o acesso a água como pano de fundo.

"A maior parte das pessoas só está monitorando a disputa pela terra, e esquecendo da água", alerta Thomaz Júnior.

Enfim, mais detalhes estão na matéria, linkada acima.

O que o material nos mostra é que a defesa do meio ambiente é muito mais do que a separação adequada do lixo, o fechar corretamente a torneira, ou o apagar das luzes do planeta uma vez por ano.

A defesa do meio ambiente passa pela luta contra o modelo econômico aí posto.

O agronegócio é nocivo à sustentabilidade dos recursos naturais e não gera comida nem empregos. Produz commodities e enche o bolso de poucos.

O que põe almoço e janta na nossa mesa, sem detonar terra e rios, é  a agricultura familiar, que dá oportunidade de trabalho e renda à gente do campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário