Translate

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Os 99 anos do compositor das dores do amor

Jornal do Brasil de 27 de agosto de 1974, quando Lupicínio Rodrigues morreu
De Curitiba

O compositor das dores do amor – ou da dor de cotovelo, simplificariam uns – completaria 99 anos hoje, segunda-feira, 16 de setembro de 2013.

Meu primeiro contato com a obra desse portoalegrense foi com "Nervos de Aço", na voz de Paulinho da Viola. Por sinal, a primeira versão de Paulinho da Viola, justo a que ficou mais conhecida, trazia algumas palavras trocadas em relação à letra original.

É o próprio Paulinho da Viola quem reconhece o equívoco. Em dois shows de Paulinho da Viola em que já fui em Curitiba, o sambista contou a história, mais ou menos assim:
  • “Quando encontrei Lupicínio Rodrigues depois que Nervos de Aço já fazia sucesso, ele, com todo jeito, me disse 'olha, gostei muito da gravação, mas só tem uma coisa...”
E então Paulinho da Viola explicou a pequena confusão.

A letra de Lupicínio diz assim:

"Você sabe o que é ter um amor, meu senhor
Ter loucura por uma mulher
E depois encontrar esse amor, meu senhor
Ao lado de um tipo qualquer"

A primeira versão de Paulinho da Viola, no lugar de "ao lado de um tipo qualquer" veio com "nos braços de um outro qualquer".

Em outro trecho, Paulinho da Viola trocou o pronome possessivo. No original, Lupícinio declamava:

"Você sabe o que é ter um amor, meu senhor
E por ele quase morrer
E depois encontrá-lo em um braço
Que nenhum pedaço do meu pode ser
"

Na gravação de Paulinho de Viola, saiu "Que nenhum pedaço do seu pode ser"
Capa de "Nervos de Aço", disco de Paulinho da Viola de 1973

Depois de avisado, Paulinho da Viola passou a cantar a letra original. Mas na memória coletiva a versão alterada resiste.

“Nervos de Aço” é, junto com “Se acaso você chegar...”, a música mais popular de Lupicínio Rodrigues. Tem outra também, famosa entre os tricolores gaúchos: o Hino do Grêmio Foot-Ball Portoalegrentese.

Ano que vem, portanto, é o ano do centenário de Lupicínio Rodrigues. Não sei se alguma escola de samba de Porto Alegre já pensou nisso, se não, está em tempo: homenagear o sambista das dores do amor com um belo enredo e samba.
  • Clique aqui e assista a um dos vídeos com a música "Nervos de Aço"

Nenhum comentário:

Postar um comentário