Translate

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

O fone de ouvido e o perigo na esquina

Respeitar a sinalização é indispensável. Mas não basta (foto: WAA)
De Curitiba

Está na hora de uma campanha de saúde e de segurança pública para alertar a galera sobre o uso excessivo dos fones de ouvido.

Tempos atrás postei aqui: o que vai ter de gente com problemas de audição num futuro próximo não tá no gibi.

Agora observo o risco para o trânsito, depois de presenciar o que seria um atropelamento fatal.

Passava das 18h30, horário de pico no Centro de Curitiba. O ônibus em que estava trafegava pela canaleta da Avenida Marechal Floriano Peixoto, sentido Praça Carlos Gomes, mais ou menos a uns 50 km/h.

De repente, antes de chegar no cruzamento com a Rua André de Barros, o motorista começa a buzinar e pisa fundo no freio; sobe um cheiro de borracha queimando, marcas de pneus ficam no asfalto.

O micrão consegue parar a tempo, a pouquíssimos metros de uma menina que tira os fones do ouvido e só então percebe que esteve perto de ser levada. O motorista, assustado como os passageiros, esboça um pito - "presta atenção" -, respira fundo e segue viagem.

Do coletivo, nós os passageiros avistamos a menina seguir caminho um pouco amedrontada - nem tanto pelo risco que correu, mas justamente por não ter se dado conta do risco que correu.

"Esse pessoal fica com esse fone no ouvido escutando música e 'viaja'", alguém comentou. "Outro dia 'não sei quem' quase foi atropelado porque 'tava distraído, com um fone no ouvido", emendou outro.

Não é alarmismo não, nem lenda dos perigos urbanos.

É fato. Além do distúrbio sociológico - é cada um no seu mundinho e no do som que chega aos seus ouvidos - o hábito torna o andar nas ruas mais inseguro.

Pra tudo tem hora e lugar. A música pode esperar um pouquinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário