Translate

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Preguiça

Pôr-do-Sol em Santos, no início do ano (foto: WAA)

No Dia do Trabalho, a preguiça de lado e o Macuco Blog, repaginado, volta a ser atualizado | Impressões das semanas longe das rede sociais

Postado de Curitiba

Por uma série de razões - todas elas desaguam na desde-sempre escassez de tempo - o Macuco Blog ficou um bom período abandonado.

A distância não foi só do blog não, foi das redes sociais de um modo geral.

Numa espécie de extensão da Quaresma, inclui a abstinência de tudo isso aqui.

O acompanhamento foi à distância.

Até para sentir como é a vida real sem o casamento com a virtual.

Tem o seu lado bom. Sobra tempo pra uma pá de coisas. Entre elas, a leitura. Foi possível diminuir a fila de livros e revistas que aguardavam para serem lidos, colocar tudo em dia.

É possível também dimensionar melhor o peso, a importância dessa vida virtual. Lá ela os tem; são fundamentais, mas não o cerne, nem o parâmetro para a vida em geral.

E tem um efeito colateral arriscadíssimo: a má interpretação dos fatos e versões, a incompreensão, a intolerência. O caráter justiceiro, o perfil tribunalesco assustam - e é à distância que a gente identifica melhor isso tudo.

Dá uma baita preguiça, diga-se de passagem.

Por outro lado, estar ausente delas - das redes sociais do mundo virtual - é um risco danado rumo à alienação.

A vida virtual serve de antídoto ao discurso único, dominante, que se dissemina, por meio dos meios de comunicação de massa tradicionais (mídia comercial, sejamos claros).

A vida virtual, por meio das redes sociais, dá elementos para gente entender que um outro mundo, real, sim, é possível. Oferece mecanismos para a gente agir.

"Tudo demais é veneno", como diz meu pai, de modo que o segredo, como em tudo na vida, é encontrar o equilíbrio. Nem se esconder de um lado, nem viajar do outro. Seguir pelos dois caminhos.

Destas semanas sem postagens aqui e no twitter, faço questão de resgatar a tristeza pela morte de Luciano do Valle.

Embora não tenha habilidade pra praticar modalidade alguma, gosto muito de esporte, e esse gosto se deve muito ao fato de acompanhar, desde criança, as transmissões de futebol, basquete, vôlei da TV Bandeirantes, encabeçadas por Luciano do Valle.

Luciano do Valle foi mais que um narrador. A narração ele utilizou como instrumento para alçar o esporte brasileiro aos mais elevados níveis técnicos, competitivos.

Incontáveis são as narrações memoráveis de Luciano do Valle. Trago aqui a da semifinal do Brasileirão de 1995, entre Santos e Fluminense. Uma das partidas de futebol mais emocionantes que já acompanhei. O Peixe precisava ganhar de três gols de diferença para ir à final e, diante de um Pacaembu lotado, fez 5 a 2 no tricolor carioca.


Aqui, depoimento do Neto: http://www.youtube.com/watch?v=Bhe7_5Dp1AI

Nenhum comentário:

Postar um comentário