Translate

sábado, 8 de janeiro de 2011

110 ou 220 (volts)?

De Santos

É "jenial" esse "xoque de jestão".

O governo do Serra em São Paulo, aquele simpático e preparado Zé que nos debates presidenciáveis falava em salvar as estradas do país, espalhar metrôs pelas capitais, deixou para 2011 um presentaço à região metropolitana da Baixada Santista.

O governo do Serra em São Paulo não incluiu no orçamento deste ano recursos para dois inadiáveis investimentos em transporte e circulação em Santos e região.

São eles a construção de uma ponte, sobre o canal do porto, entre a Ponta da Praia e o Guaruja, e a implantação do metrô leve (VLT) entre a área continental de São Vicente e o Macuco.

As duas obras estão na plataforma de governo dos tucanos desde que o finado Mário Covas assumiu, em 1995. As promessas de tirá-las do papel vêm se renovando ano a ano, mas chegou a ganhar repercussão nacional meses atrás, quando Serra deixou o Executivo paulista para se candidatar a presidente da República.

Às vésperas de se desligar do cargo, Serra esteve em Santos para inaugurar uma das duas obras, uma pomposa maquete da ponte. A chacota foi inevitável.

Até o presidente Lula, dias depois em agenda em Cubatão, enalteceu o legado que Serra acabava de deixar para a região antes de sair em peregrinação pelo país vendendo seu preparo de governante.

Durante a campanha, o candidato dos tucanos ao governo, Geraldo Alckmin, ganhou votos na Baixada assegurando a conclusão da ponte e a implantação do metrô leve.

Só que assumiu o Palácio dos Bandeirantes, no último dia 1°, sem que o orçamento deixado pelos colegas antecessores contemple dinheiro para os dois empreendimentos.

Ah, a grande mídia paulista, irrigada com fartas verbas publicitárias e assinaturas de jornais e revistas do governo tucano, praticamente ignora tal exemplo de competência administrativa.

Imagina se fosse com a Marta Suplicy, o estelionato eleitoral estaria nas manchetes do Jornal Nacional e nos comentários comoventemente indignados do Jabor.

Ainda bem - como nesta semana se noticiou - a audiência do PIG despenca e os veículos alternativos de comunicação da internet ganham cada vez mais espaço.

Portanto, aquilo que você não lê nas folhas, vejas, globos e derivados (uols e gê uns, por exemplo), você pode conferir no Escrevinhador do Rodrigo Vianna: www.rodrigovianna.com.br.

Ou no Conversa Afiada do Paulo Henrique Amorim: www.conversaafiada.com.br.

É uma boa, para se proteger de tantos "xoques".

2 comentários:

  1. O PSDB deveria ser processado pelo IBAMA pois transformou um pássaro lindo como é o tucano em um símbolo de mau agouro.. xôÔ!! xôÔ!! xôÔ!!

    ResponderExcluir
  2. hahahaha...Também acho, uma época até me recusava a chamar "tucano", usava "peessedebista", mas como é mais conhecido por "tucano", sem perceber me rendi. Mas procurarei evitar.

    ResponderExcluir