Translate

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Prefeito eleito, Curitiba também tem carnaval

Equilíbrio na disputa para escolha do samba 2013 da Acadêmicos da Realeza
 De Curitiba

A alegria dos amigos autores do samba-enredo que venceu o concurso para o hino da Acadêmicos da Realeza em 2013 e todo o envolvimento da comunidade da escola na festa para escolha da música fazem a gente aproveitar este momento de troca de comando na Prefeitura de Curitiba para pedir mais atenção, do poder público municipal, ao carnaval curitibano.

Se a “mudança segura” é pra valer, e se o compromisso de investir em cultura popular é pra ser realmente cumprido, a “Era Fruet” deve olhar com carinho para essa turma do samba curitibano. Com todas as adversidades, que vão desde a escassez de recursos financeiros até a falta de um local mais adequado para os desfiles, passando pela luta contra o estigma de que Curitiba é o túmulo do carnaval, essa galera consegue produzir uma festa de qualidade, digna das tradições da folia de momo brasileira.

Faz arte, “no peito e na raça”, num trabalho passado de pai para filho, uma dedicação que envolve todas as gerações. Faz arte nos bairros mais afastados do arco central, sem muito barulho aos ouvidos do lado de cá, mas com muito som de samba ecoando no lado de lá.

O curta documental “Caras de um carnaval” (clique aqui) conta essa faceta curitibana que Curitiba resiste em reconhecer. O recém escolhido samba-enredo da Acadêmicos da Realeza (confira aqui), sobre São Jorge, é uma mostra do que se prepara para o ano que vem.

Um comentário: