Translate

quarta-feira, 20 de março de 2013

A sub-utilização dos painéis no Anel Viário de Curitiba

Painel quando recém-instalado, há exato um ano (foto: PMC)
De Curitiba

Dias atrás questionou-se aqui a qualidade da programação veiculada pelos aparelhos de televisão instalados nos ônibus biarticulados de Curitiba. Agora, e por sugestão do internauta Rodrigo Paes, a dúvida é sobre o aproveitamento dos painéis eletrônicos implantados no chamado Anel Viário, conjunto de vias que circundam a região central da cidade.

Em vez de alertar os motoristas sobre os pontos de lentidão no tráfego, acidentes, interdições, entre outras informações úteis, os painéis têm se limitado a transmitir mais do mesmo.

Restringem-se a advertir sobre a necessidade de se manter distância do veículo à frente, a importância do cinto de segurança, o respeito à sinalização... Enfim, um apanhado de mensagens que, cá entre nós, não precisariam daquele trambolho, que certamente não custou pouco e estão a poluir a paisagem urbana, para serem veiculadas.

A parafernalha eletrônica deve ser mesmo aproveitada, mas para fornecer orientações factuais.
E ao indicar onde há congestionamentos, eventuais desvios, entre outros acontecimentos, os painéis servem não só para motoristas. Pedestres usuários do transporte público, informados pelos equipamentos sobre os gargalos momentâneos no trânsito, podem escolher qual a melhor linha de ônibus para embarcar.

Um comentário:

  1. Legal Wagner, que bom que você gostou da minha sugestão! Parabéns por mais uma bela matéria. Abraços.

    ResponderExcluir