Translate

sábado, 16 de março de 2013

Fórmula 1: acelera, Williams. Acelera, Venezuela

Equipe britância tem gasolina e piloto venezuelanos (foto: divulgação)
De Curitiba

A temporada 2013 de Fórmula 1 começa nesta final de semana com o Grande Prêmio da Austrália e, pela primeira vez em 35 anos, terá apenas um piloto brasileiro.

Um piloto, porém, pouco competitivo - não por lhe faltar talento e competência, sim porque é contratado para ser o coadjuvante. Felipe Massa está a serviço primeiro de Fernando Alonso e da Ferrari; se sobrar, aí sim, pode ir atrás do seu quinhão.

Dessa forma, e mais do que nunca a torcida aqui será pela Williams. Na verdade, é assim há muito tempo - desde criança, quando comecei a acompanhar a modalidade.

Nélson Piquet, Ayrton Senna, Rubens Barrichello e, ano passado, Bruno Senna são os brasileiros que já disputaram campeonato com um Williams. A Petrobrás, por dez anos (1998 a 2008), forneceu combustível à equipe.

Hoje a Williams segue como o mais latino-americano dos times. O venezuelano Pastor Maldonado é seu piloto principal e a estatal de petróleo da Venezuela, a PDVSA, abastece os carros com gasolina e com patrocínio financeiro.

Ano passado, com Pastor Maldonado a Williams conseguiu a primeira vitória desde 2004, quando outro latino-americano - o colombiano Juan Pablo Montoya - levara o time ao topo do pódio.

Pelo feito, inédito para a Venezuela na Fórmula 1, Pastor Maldonado recebeu de Hugo Chávez, via twitter, os cumprimentos. A cada final de semana de corrida, era frequente Chávez expressar, pela rede social, sua torcida pelo compatriota.

O torcedor mais ilustre partiu deste plano. Mas a Williams de Pastor Maldonado será empurrada, além de pelo combustível da PDVSA, por uma nação - a venezuelana - cada vez mais forte e ciente de sua soberania.

Pa'lante, Pastor Maldonado!

Um comentário:

  1. Só uma correção, a PDVSA só entra como patrocinadora, pois todas as equipes que usam motor Renault, usam motor e lubrificantes da Total.

    http://www.renaultsportf1.com/RS27-2013,2199.html

    ResponderExcluir