Translate

domingo, 24 de março de 2013

O xoque de jestão em Santos já dá choque

Prefeito tem ido às comunidades. Mas governado para os ricos (foto: PMS)
De Curitiba

Bem que tentei dar um crédito ao novo prefeito, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB). Eleito direto no primeiro turno com 57% dos votos, tem (tinha, pelo menos) respaldo popular –  que respeitássemos, então, a vontade do povo, que é soberana.

Além disso, ao que parece, possui sincero carinho pela cidade. Diferentemente dos tucanos em geral, é carismático; embora seja piá de prédio, aparenta se sentir bem no meio do povo; e se diz(ia) comprometido em erradicar as palafitas da Zona Noroeste e os cortiços do Centro Velho, problemas sociais históricos de Santos.

Mas que nada: passado o primeiro trimestre da gestão e as decepções se acumulam.

Primeiro, Paulo Alexandre Barbosa continua a deixar o poder público municipal cada vez mais subserviente aos interesses do poder econômico local.

Em vez de obrigar, por exemplo, o Grupo Constantino a devolver os cobradores aos ônibus da cidade, determinou que o passageiro é que não vai poder mais pagar a tarifa com dinheiro. Vai ter que se virar atrás do cartão. Filas nos pontos de atendimento da Viação Piracicabana são retrato do sacrifício que impôs ao povo para não desagradar o parceiro privado.

Depois, as denúncias de que, quando secretário-adjunto da Educação do Estado, teria sido contemplado com generosos presentes em troca de benefícios a empresários. Ainda estão sendo investigadas pelo Ministério Público, portanto prevalece - até que não haja provas, de facto - o princípio da inocênica. Não podemos, porém, deixar de ficarmos atentos.

Recentemente, contrariando o compromisso de priorizar a saúde, adiou para 2015 a inauguração do Hospital dos Estivadores. Deu lá seus argumentos, mas, sinceramente... Nada convincentes.

Agora, em evidente descumprimento do que prometeu em campanha, propõe a professores, funcionários de escolas, médicos, enfermeiros e outros profissionais da saúde, e ao funcionalismo de um modo geral, um reajuste de 1,5% - um e meio por cento – nos vencimentos. Índice quatro vezes menor que o da inflação anual.

Os servidores marcaram greve para esta terça-feira, dia 26. Tenho minhas restrições à paralisação de funcionários públicos, porque a suspensão dos serviços prejudica o povo e não o governante e seus correligionários. Todavia, quando por tempo determinado e em situações extremas (um reajuste que sequer cobre a perda do poder aquisitivo do salário pode ser uma situação dessas), é até compreensível.

Bom, santistas: aviso aqui foi o que não faltou.

5 comentários:

  1. Wagner, concordo em gênero, número e grau com você. Estou achando que o PAB é bom de discurso, de ação é fraquíssimo. Minha intuição é que não vai fazer nada do que prometeu, pois já está mostrando que não tem palavra no item "funcionalismo", onde me incluo. E as ruas continuam cada vez mais esburacadas, as decantadas obras da R. João Pessoa que não saem nunca (o Papa prometeu e agora o PA disse que seria em janeiro, e nada. De que ano mesmo?), os PSs continuam um caco, as escolas deterioradas e com falta de professores, etc, etc. Quero ver o VLT, os ônibus com ar condicionado e piso rebaixado (ahahah!!), a passagem seca Santos/Guarujá. Bom, pelo menos não votei nele (e em ninguém, político pra mim é tudo igual...)

    ResponderExcluir
  2. srs..boa tarde, concordo com o blog....embora nao confiasse muito nele....se for comprovado as misérias que se anunciam junto com o Chalita, quase um ministro do PT/DILMA...amigo pessoal do vice presidente da república do governo PT....um partido exemplar....ELE DEVE SER JULGADO E CONDENADO, PERDENDO SEUS DIREITOS porque chega destas malditas roubalheiras....a única coisa que discordo, porque esquecemos rápido é que foram 8 anos com PT, 8 anos com Beto Mansur e 8 com Papa e o que mudou de radical em nossa cidade?falar em desvolvimento apenas com construção civil e centenas de predios com valores absurdos, faça-me o favor; invadir a viação?pensem quando o STF bater o martelo final, quem vai pagar as contas?e a casa de saúde anchieta? o Beto acabou com o hospital e maternidade que o Capistrano construiu e vi com maior orgulho como era o atendimento? e o Papa....que mudança a lei de ocupação de uso do solo? os empresários estao felizes...ruas esburacadas, PS, saúde, o aumento de 1,5% chega a ser um ultraje, transportes, CET..... estamos todos perdidos....a menos que saiemos as ruas para começar a protestar mas nao esquecendos dos anteriores.......

    ResponderExcluir
  3. Igualzinho aos anteriores e aos que vão vir. De qualquer partido, sem exceção.

    ResponderExcluir
  4. Decepção é pouco. Infelizmente devemos admitir que nosso prefeito teve grandes mestres, como seu sogro Elpídio Laércio Ferrarezi, entre outros. Procurem no Google e entendam.

    ResponderExcluir
  5. Nunca me representou esse cara! Desde que deixou eu e mais um grupo de amigos, esperando-o no comitê para apresentarmos um projeto voluntário que participávamos...Não apareceu e ainda os seus acessores quiseram se apropriar do projeto como se fosse deles!! Não caio no conto de gente sonsa!

    ResponderExcluir