Translate

quarta-feira, 13 de março de 2013

Quando Chávez esteve em Curitiba - Parte II

Ao lado de Requião e Beth Carvalho, Chávez saúda o Guaíra lotado (foto: Secs/PR)

Dando sequência à retrospectiva sobre a visita de Hugo Chávez a Curitiba, em 20 de abril de 2006, republico este post de 22 de abril daquele ano, da versão antiga do Macuco Blog. Este texto lembra a calorosa recepção promovida pelos movimentos sociais ao comandante, em ato realizado num Teatro Guaíra tomado pelo povo. Em seu discurso, Chávez entoa versos do samba-enredo "Soy loco por ti, América", da Vila Isabel, campeã daquele carnaval num desfile patrocinado pela estatal de petróleo venezuelana, a PDVSA, e que falou do processo de integração em curso no continente.

------------

"COM OS COMPANHEIROS

Nas oitos horas em que permaneceu na capital paranaense, entre encontro com empresários, com as comitivas dos governos do Paraná e da Venezuela e com jornalistas na coletiva de imprensa, nitidamente o instante em que Hugo Chávez se sentiu mais em casa foi no Teatro Guaíra, onde quase 2 mil integrantes do MST e Via Campesina aguardavam o presidente venezuelano. Foi lá, na solenidade de assinatura do "Manifesto das Américas em Defesa da Natureza e da Diversidade Biológica e Cultural", já bem depois do meio-dia, que Chávez mais sorriu, acenou, abraçou, cantou, aplaudiu, convocou, falou. Estava, afinal, frente a frente com seus companheiros mais próximos.

Em praticamente uma hora de discurso - das 13h31 às 14h28 -, o líder da Venezuela citou trecho do samba enredo da Vila Isabel ("Soy loco por ti, América"), perguntou se Beth Carvalho não tinha a letra de memória, expôs as mazelas do capitalismo, frisou que o socialismo é a saída para o fim das desigualdades e da submissão ao imperialismo dos Estados Unidos, exaltou a postura dos jovens, e convidou todos a participar da revolução em marcha que está transformando as nações latino-americanas em soberanas.

- 'Soy loco por ti, América'. Es una locura maravillosa (...) Fue linda Vila Isabel, con la figura de Bolívar (...) Devemos recuperar nuestra conciencia, del conocimiento de que somos (...) Es siglo XX fue terrible. Si queremos que el mundo acabe, seguimos con el capitalismo. Si no cambiamos, no habrá vida en futuro (...) El camino de socialismo es lo único que nos liberta (...) Tenemos que luchar. Si no acabamos con el Império, el acaba con nosotros. No estoy pregando la confrontación bélica, pero una batalla de la ideas (...) Es tiempo de hacer. No podemos perder tiempo.
Pouco antes de terminar o discurso, Chávez chamou a atenção ao declarar explicitamente apoio à reeleição do Lula. O presidente Venezuela, dirigindo-se ao líder do MST, João Pedro Stédile, e a integrantes do movimento que estampavam faixa criticando a política econômica do governo federal, alertou: se Lula não continuar no comando do país, a direita volta com força. E o retorno da direita, salientou Chávez, é o redirecionamento do Brasil às mãos do capital especulativo internacional, do neoliberalismo, à dominação do "império".

- Hoy, Lula es el hombre para Brasil. Brasil tiene una importancia muy grande en la geopolítica y geoeconomia de Latino América, y Lula es un compañero en nuestra batalla contra el imperio, por nuestra soberania."

------------

Amanhã, no encerramento desta série, a participação de Beth Carvalho na agenda da visita de Hugo Chávez à capital paranaense.

Ontem, o texto sobre os acordos de cooperação firmados, por Chávez, entre a Venezuela e o Paraná (acesse aqui).


Nenhum comentário:

Postar um comentário