Translate

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Cristo Redentor de Argentina; Obelisco portenho, de Brasil: abaixo à rivalidade!

Os dois monumentos ganharam as cores do país vizinho
Por aqui, torceremos na Copa do Mundo também pelas seleções latino-americanas, inclusive pelo time de Messi. Porque a rixa do futebol, estimulada para contaminar outros campos, não nos interessa.
--------------------------------------
Postado de Curitiba

Os dois monumentos mais conhecidos do Brasil e da Argentina, o Cristo Redentor, no Rio, e o Obelisco, em Buenos Aires, ganharam, neste terça, dia 10, as cores das bandeiras do país vizinho.

O Cristo carioca ficou iluminado de azul e branco. O Obelisco portenho, de verde e amarelo.

Foi agora à noite, por duas horas.

O secretário estadual de Turismo do Rio, Claudio Magnavita, que está na capital argentina,  explicou que a iniciativa tem o objetivo de estimular o espírito esportivo e de tolerância entre as nações.

“Dois países, que são rivais no futebol, estão dando exemplo de civilidade e fraternidade às vésperas da Copa do Mundo. A disputa fica apenas no campo. A ideia é promover o espírito de paz durante o campeonato”, afirmou ele.

O secretário de Marketing do Ministério do Turismo da Argentina, Jaime Ríos, disse que  a ação é emblemática, devido à importância dos dois países no mundo do futebol, bem como à histórica rivalidade entre Argentina e Brasil no mundo dos esportes. 
 
“Vimos que era o momento oportuno para demonstrar ao mundo que os dois principais times do futebol atual são irmãos e pregam a civilidade, não a rivalidade” assinalou Ríos.

De minha parte, aqui no Macuco Blog, não tem essa de rivalidade. Não tenho nenhuma objeção, rejeição à seleção argentina. 
 
Pelo contrário. Quando o destino da seleção brasileira não está em jogo, torço fortemente pelo país vizinho.

A rivalidade entre Brasil e Argentina no futebol é forçada, forjada, estimulada historicamente com o objetivo de se estabelecer uma animosidade entre as duas nações, animosidade essa que contamine outros campos da vida (econômico, social, político) a ponto de impedir que ambas caminhem juntas e, assim, enfrentem os inimigos comuns.

Para o império norte-americano, para o poder econômico internacional é muito útil que Brasil e Argentina não se entendam. Falamos sobre isso tempos atrás, aqui.

(Com informações da Agência Brasil; a foto foi obtida do twitter do jornalista Rodrigo Vianna)

Nenhum comentário:

Postar um comentário