Translate

domingo, 15 de junho de 2014

#TáTendoMuitaCopa e Pelé agora tem museu em Santos

Inauguração foi neste domingo, com a presença do rei
O Casarão do Valongo, em Santos, é o endereço do Museu Pelé, que abre as portas ao público nesta segunda-feira, dia 16. São mais de 2,5 mil objetos em exposição
----------------------------------------
Postado de Curitiba
 
Um 'gol' que eternizará os 1.281 gols de Pelé e as conquistas pelo Santos Futebol Clube e a seleção brasileira. O Museu Pelé foi inaugurado neste domingo, dia 15, em solenidade com 850 convidados e a presença de autoridades e jornalistas do Brasil e de várias partes do mundo, à altura dos feitos do Rei do Futebol e Atleta do Século 20.

Às 10h50, o bonde da linha turística trouxe Pelé e as personalidades políticas para o início da grande festa, entre elas o vice-presidente da República, Michel Temer, o prefeito Paulo Alexandre Barbosa e o governador Geraldo Alckmin, além dos ministros Aldo Rebelo (Esportes), Vinicius Lages (Turismo), Marta Suplicy (Cultura) e Arthur Chioro (Saúde).

Na plateia, a ex-presidente da Costa Rica Laura Chinchilla, representantes das federações de futebol desse país e do México (as duas seleções estão hospedadas em Santos, durante a Copa do MUndo), deputados, prefeitos, vereadores, amigos e familiares de Edson Arantes do Nascimento.

A solenidade teve início do lado de fora do museu, com os hinos Nacional e de Santos embalados pelo ritmo do Arte no Dique. Os ex-companheiros de Santos F.C. Pepe, Edu, Dorval, Lima e Manoel Maria subiram ao palco e dividiram a alegria com o Rei, assim como o jogador Gabriel (Gabigol) e outros meninos da Vila.

Pelé ganhou uma camisa autografada por todos os jogadores da atual seleção brasileira. Outro presente foi uma réplica do museu, a qual exibiu como um troféu. 
A jornalista Carla Vilhena, da Rede Globo, foi a mestre de cerimônias da solenidade.

A presidente Dilma Rousseff enviou mensagem por meio de vídeo: “Nosso craque maior merece ser reverenciado e suas façanhas eternizadas”, destacou ela.

Aplaudido de pé e 'alvo' de inúmeros flashes de câmeras e celulares, Pelé estava com os olhos marejados durante toda a cerimônia, 'driblando' a emoção com a mesma habilidade que tinha nos gramados. Ele se disse feliz por receber a homenagem ainda em vida e lembrou que em sua primeira Copa do Mundo, em 1958 (Suécia), os jornalistas estrangeiros não conheciam sobre o nosso país.

“Naquela época ninguém conhecia o Brasil. E hoje, na inauguração do museu e durante a Copa, todo o mundo está voltado para cá”. Pouco antes do meio-dia, o homenageado e dezenas de jornalistas conheceram a parte interna do museu. Ao ser fotografado, Pelé simulou o soco no ar que o consagrou e falou: “É gol de placa!”.

Museu fez parte do pacote de obras para a Copa do Mundo
Sediado em Santos por vontade do próprio jogador, o Museu Pelé foi inaugurado depois de seis anos desde a ideia inicial até a conclusão do projeto. Foram investidos R$ 50 milhões, cifra que inclui aportes do governo federal, do governo estadual, da prefeitura municipal, financiamento do BNDES, e ainda patrocínio privado (mediante benefícios fiscais garantidos pela legislação de incentivo à cultura).

Localizado no bairro do Valongo, no Centro Histórico, o museu aproveita a arquitetura de um casarão que estava em ruínas para abrigar as 2.545 peças que contam a história de Pelé. Dessas, 180 itens fazem parte do arquivo pessoal do atleta e ficarão expostos permanentemente no museu. O ingresso custará R$ 18.

Reprodução (editada) de matéria da agência de notícias da Prefeitura de Santos. Informações também da Agência Brasil.
Foto 1 - Diogo Moreira/Divulgação Governo de SP.
Foto 2 - Raimundo Rosa/Divulgação Prefeitura de Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário