Translate

domingo, 17 de março de 2013

O desperdício dos televisores nos ônibus de Curitiba

Ferramenta poderia ser bem mais útil (foto: Prefeitura)
De Curitiba

Gostaria de saber qual a utilidade pública de os expressos biarticulados de Curitiba carregarem televisores que noticiam as últimas do Big Brother Brasil, a repercussão de uma entrevista de não sei quem ou o mais recente espirro da rainha da Inglaterra, entre outros espetaculares acontecimentos com "personalidades".

Por que não aproveitar esses aparelhos para informar a agenda cultural da cidade, o horário de funcionamento dos museus, bibliotecas e postos de saúde, fornecer dicas de alimentação ou prevenção de doenças, ou contar curiosidades da história da cidade, do estado, do país?

Em dezembro, quando anunciou a instalação dos aparelhos de televisão no ônibus, a Prefeitura de Curitiba explicou que 15% da programação seria destinada a informações prestadas pela própria administração municipal; 15% abastecida pela Urbs, empresa estatal que gerencia o transporte coletivo na cidade; 40% por  notícias do portal Uol e 30% por propaganda. Nessa fatia de 40% de notícias do Uol é que estão as bobagens. Com exceção de uma e outra, as chamadas são descartáveis na hora.

Olha que não é nada contra futilidades, mas que estas fiquem no espaço privado - aliás, bastante amplo e farto. No transporte público, que por sinal custa muito, a prioridade deve ser a informação de interesse coletivo, a qual agregue conhecimento útil ao cidadão, não acha?

Um comentário:

  1. Wagner, gostaria que você comentasse também a completa inutilidade dos painéis de trânsito instalados em várias ruas do "Anel Viário". O nosso excelentíssimo Ex-Prefeito Luciano Ducci gastou uma nota altíssima para instalar estes painéis, que ao invés de informarem os principais gargalos no trânsito e sugerir vias alternativas para os motoristas, ficam apenas mandando recadinhos, do tipo "mantenha distância", "use o cinto de segurança", e outras baboseiras do gênero. Abraços e parabéns pela matéria acima.

    ResponderExcluir