Translate

segunda-feira, 3 de junho de 2013

A carestia de Santos nas páginas da Carta Capital

Metro quadrado dos mais caros do país expulsa santistas da cidade
De Curitiba

Cidade de tantos exemplos, Santos passa a ser reconhecida nacionalmente por mais um, embora deste – como de alguns outros – não haja motivos para o orgulho: o encarecimento dos imóveis, seja para compra ou locação. O (elevado) custo para se morar no município é destacado na reportagem “Brasil, caro pra chuchu”, da revista Carta Capital desta semana.

A reportagem, manchete de capa da edição, aborda os “exorbitantes” preços no Brasil para serviços que vão de cabeleireiro a moradia, “resultado da estrutura econômica [historicamente] criada para o consumo de poucos”.

Entre os casos que ilustram o problema, está o do segurança aposentado Márcio Mello Soares, que, depois de 46 anos vivendo em Santos, viu-se forçado a migrar para Itanhaém. Disse o aposentado à revista: “De 2007 para cá, o aluguel começou a ficar muito caro e comprar uma casa na cidade está impossível”.

O texto cita a era do pré-sal como a responsável principal pelo boom que levou – e segue levando – Santos a registrar um dos metros quadrados mais caros do país.

Claro que a solução do problema foge das atribuições poder público local, mas se o governo do município estiver realmente preocupado com os santistas e o futuro da cidade, pode tomar decisões e implementar medidas que minimizem os efeitos dessa lógica de mercado.

E nem é preciso de ideia mirabolantes. Basta fazer valer o Estatuto das Cidades, que fornece às prefeituras mecanismos que combatem a especulação imobiliária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário